O METAL

COR: AMARELO

Matéria prima

Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.

História

O final do Período Neolítico, por volta do ano 5000 a.C.. – denominado Idade dos Metais – foi marcado por intensa utilização de metais, graças à descoberta e ao desenvolvimento de técnicas de fundição. Aos poucos, os instrumentos de pedra foram substituídos por instrumentos de cobre, de bronze e, mais tarde, de ferro.

Características

A natureza pode oferecer-nos cerca de 70 metais puros.
Unidos a outros elementos formam os compostos. Os mais comuns são os óxidos.

Tempo de degradação na natureza

Cerca de 450 anos

Reciclar e não reciclar...

Reciclar

Embalagens de metal, latas de bebidas, de conservas, tabuleiros de alumínio, papel de alumínio, aerossóis vazios.

Não Reciclar

Electrodomésticos, pilhas e baterias, tachos, panelas, talheres e ferramentas;

Métodos de Reutilização, reciclagem ou compostagem.

Depois de separadas do lixo, por processo manual, ou através de separadores electromagnéticos, as latas de aço precisam de passar pelo processo de limpeza de contaminantes. Em seguida, são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as empresas de serviços de reciclagem. Ao chegar á oficina de fundição a sucata vai para fornos eléctricos ou a oxigénio, aquecidos a 1550ºC. Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado líquido, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de chapas de aço. A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários sectores industriais. Este tipo de material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar grandes perdas ou prejudicar a qualidade.
Com a evolução desse processo já é possível que uma lata de bebida seja colocada na prateleira do supermercado, vendida, consumida, reciclada, transformada em nova lata, envasada, vendida e novamente exposta na prateleira em apenas 33 dias.

Benefícios da Reciclagem

Topo da página

Política de Privacidade | Mapa do Site